Extrema direita lidera nas eleições da Áustria
Neste domingo (25), os resultados preliminares das eleições parlamentares na Áustria projetam a vitória do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema direita.
Com 92% dos votos contados, o FPÖ está com 31,6%, seguido pelo Partido Popular da Áustria (ÖVP), com 25,9%, e pelo Partido Social-Democrata da Áustria (SPÖ), com 26,7%.
A vitória da extrema direita é uma tendência que vem se fortalecendo em várias eleições na Europa nos últimos anos. Nas eleições francesas deste ano, por exemplo, Marine Le Pen, que também defendia medidas anti-imigração e anti-União Europeia, chegou ao segundo turno.
No entanto, ainda não é possível afirmar qual será a coligação no governo da Áustria, já que o ÖVP e o SPÖ, tradicionalmente os maiores partidos no país, disseram que não fariam alianças com o FPÖ. O líder do Partido Social-Democrata, Christian Kirchner, disse que essa “presunção” pode ser rejeitada, desafiando a liderança do ÖVP.
A coalizão no governo de coalizão existe desde 2008 e é liderada pelo atual ministro-chefe Sebastian Kurz, que lidera o ÖVP. Kurz é um líder conservador que tem tentado atrair eleitores da extrema direita com uma campanha anti-imigração, embora o slogan do partido seja “A nova política de Kurz”.
As pesquisas feitas nos últimos dias indicavam que o FPÖ chegaria às urnas em segundo lugar, com cerca de 25% dos votos.
FONTE: G1