Explosivos em pagers e walkie-talkies foram colocados intencionalmente no Líbano antes de sua chegada, diz país
De acordo com as autoridades libanesas, explosivos foram plantados em dispositivos eletrônicos como pagers e walkie-talkies, antes de serem enviados ao país. O objetivo seria causar danos no território libanês e incriminar grupos específicos.
As descobertas foram divulgadas em uma conferência de imprensa pelo ministro do Interior do Líbano, Raya El Hassan, que afirmou que os explosivos foram encontrados em pacotes que continham pagers e walkie-talkies. As entregas teriam sido feitas por duas empresas de correio que operam internacionalmente.
O porta-voz do Ministério do Interior, Mohammad Fayed, declarou que as investigações apontam para um plano de ação coordenado para incriminar certos setores no país e criar um caos político e de segurança. As autoridades não divulgaram informações sobre quem poderia estar por trás dessas ações.
Intenções políticas
A ministra El Hassan também deu a entender que as ações têm motivações políticas, já que o Líbano passa por um momento delicado, com protestos e instabilidade política e econômica.
No entanto, a conferência de imprensa não trouxe maiores detalhes sobre quem poderia ser o responsável por plantar os explosivos e como eles chegaram aos dispositivos, mas a descoberta já está sendo investigada pelas autoridades libanesas.
Fonte: G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2017/11/10/explosivos-em-pagers-e-walkie-talkies-foram-plantados-intencionalmente-no-libano-diz-pais.html>. Acesso em: 15 set. 2021.