Execução por asfixia com gás nitrogênio é utilizada nos EUA para condenado que sobreviveu à tentativa de injeção letal, gerando críticas da ONU

O método de execução por asfixia com gás nitrogênio tem sido adotado nos Estados Unidos como uma alternativa à injeção letal para condenados à pena de morte. A decisão gerou críticas por parte da ONU, após um condenado sobreviver à tentativa de injeção letal.

De acordo com informações oficiais, o condenado deu entrada nesse processo em 2015 e é o primeiro a sobreviver à tentativa de execução por injeção letal. A partir disso, as autoridades americanas buscaram uma nova forma de aplicação da pena de morte.

Segundo especialistas, o gás nitrogênio é utilizado como método de execução desde a Segunda Guerra Mundial, mas nunca tinha sido testado dessa forma. Além disso, a escolha pela asfixia tem relação com o gradativo declínio das empresas que produzem os compostos utilizados nas injeções letais.

A decisão gerou preocupação por parte da ONU, que emitiu um comunicado condenando a utilização do gás nitrogênio como método de execução. A organização ressaltou que a pena de morte é uma violação dos direitos humanos e pediu que os Estados Unidos revertam essa decisão.

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *