De acordo com um ex-chefe de operações de um submarino, o principal objetivo da missão era o dinheiro, com pouca atenção para a ciência. A embarcação acabou implodindo enquanto se dirigia para explorar o naufrágio do Titanic.
O antigo responsável pelas operações do submarino revelou em entrevista exclusiva que a equipe tinha como foco principal o lucro financeiro, com pouco interesse nas descobertas científicas que poderiam ser feitas durante a expedição. De acordo com ele, a pressa em encontrar tesouros era a prioridade, sem se preocupar com a segurança ou o conhecimento que poderia ser adquirido.
O submarino que transportava a tripulação experiente porém gananciosa acabou implodindo quando se aproximava do local onde o famoso navio afundou. Segundo as investigações, a pressa em alcançar o naufrágio foi o que levou à tragédia, ignorando os avisos de que a profundidade seria muito grande para a embarcação suportar.
Embora tenha sido divulgado como uma missão científica, fica claro que o objetivo final era o lucro financeiro, sem valorizar a importância da exploração marinha e da preservação de importantes patrimônios históricos. Mais preocupante ainda é saber que essa não é uma situação isolada, e que a ganância e a pressa são frequentes no mundo da exploração marítima.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/ex-chefe-de-operacoes-de-submarino-titanic-atinalo-por-dinheiro.html