EUA impõem sanções econômicas a organizações associadas ao Hezbollah

Governo americano decreta sanções econômicas a grupos ligados ao Hezbollah

As autoridades do Estados Unidos emitiram uma ordem nesta quarta-feira (13) que impõe sanções econômicas a organizações que possuem vínculos com o Hezbollah, grupo designado como terrorista pelos americanos.

O Departamento do Tesouro americano informou que a medida visa enfraquecer a rede financeira do Hezbollah e limitar sua capacidade de arrecadar fundos.

De acordo com o secretário do Tesouro Steven Mnuchin, as sanções foram aplicadas a um ex-parlamentar libanês, Mustafa Alloush, e à companhia de logística Livestock Middle East, que atua no Oriente Médio.

A Livestock Middle East é acusada de fornecer suporte financeiro ao Hezbollah por meio da moeda americana, além de auxiliar na lavagem de dinheiro. Já Alloush é apontado como um intermediário entre terroristas e empresas do Líbano.

Ambos terão seus ativos nos Estados Unidos congelados e ficarão proibidos de realizar transações com cidadãos do país.

No comunicado, o departamento do Tesouro americano afirmou que o Hezbollah é uma ameaça à paz mundial e possui ligações estreitas com o governo do Irã, que fornece recursos financeiros e militares ao grupo.

Essa é mais uma ação do governo dos Estados Unidos no intuito de pressionar o Hezbollah e a nação persa. Recentemente, a administração de Donald Trump restabeleceu sanções contra o Irã que haviam sido suspensas pelo acordo nuclear de 2015, do qual o país abandonou unilateralmente há cerca de um ano.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *