A Turquia está cada vez mais próxima da América Latina, graças às ações do presidente turco Tayyip Erdogan. Essa aproximação não se limita apenas ao mundo das telenovelas, mas também engloba outros setores importantes, como o econômico e o político.
A decisão de expandir e estreitar os laços entre a Turquia e a América Latina foi tomada por Erdogan em 2015, durante uma visita a Cuba, no Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Desde então, o presidente turco vem realizando diversas iniciativas com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e econômicas com os países latino-americanos.
- Em outubro de 2018, a Turquia assinou acordos comerciais com o Brasil, a Argentina e o México, com o objetivo de aumentar o comércio entre os países;
- Erdogan também visitou a Venezuela, o Panamá e o Paraguai, fortalecendo os laços políticos e econômicos com esses países;
- Além disso, o presidente turco também está investindo na área cultural, promovendo intercâmbios e parcerias com a América Latina nas áreas de cinema, música e literatura.
Essas iniciativas demonstram o interesse da Turquia em estabelecer uma relação mais próxima com os países da América Latina, buscando ampliar suas oportunidades econômicas e políticas no continente.
Fonte: G1