Especialistas analisam potenciais substitutos após o falecimento de Yahya Sinwar, comandante do grupo terrorista Hamas
Nesta terça-feira (6), líderes políticos e especialistas em segurança apontam possíveis líderes para assumir o controle do Hamas após a morte de Yahya Sinwar, ocorrida na última segunda-feira (5). O líder do movimento islâmico palestino, que tinha 58 anos, faleceu em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, segundo comunicado oficial do grupo.
Sinwar, conhecido por sua postura linha-dura, comandava a organização desde 2017 e era considerado um dos mais radicais entre os líderes palestinos. Com sua morte, especialistas afirmam que sua ausência poderá causar uma desestabilização no grupo terrorista e abrir caminho para novas lideranças.
Entre os nomes cotados para substituir Sinwar estão os líderes políticos Fathi Hamad e Marwan Issa, ambos membros do Comitê Político do Hamas, que tem representação internacional, e Yihya Al-Sinwar, irmão do falecido líder e conhecido pelo seu papel na ala armada do grupo.
O Hamas é considerado uma organização terrorista por muitos governos ocidentais, incluindo Estados Unidos, União Europeia e Israel.
Fonte: G1