Especialistas da ONU afirmam que os Estados que auxiliam na manutenção da ocupação israelense em Gaza são considerados ‘cúmplices’

Segundo relatório divulgado por especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), os países que fornecem assistência para a manutenção da ocupação de Israel na região de Gaza estão sendo alvo de acusações de “cumplicidade”. A investigação realizada pelos especialistas da ONU afirma que os países que continuam a fornecer apoio à ocupação estão violando os direitos humanos e as leis internacionais.

O relatório aponta que essa assistência inclui o fornecimento de armas, tecnologia e financiamento para a manutenção da ocupação israelense. Além disso, os especialistas apontam que a continuação dessa ajuda resulta em violações dos direitos humanos, incluindo a destruição de casas e infraestruturas civis, bem como a restrição do acesso a serviços essenciais, como água e energia elétrica.

De acordo com o relatório, a responsabilidade desses países, incluindo os Estados Unidos, pela manutenção da ocupação israelense em Gaza é evidente e deve ser reconhecida. Os especialistas da ONU pedem que esses países cessem imediatamente o fornecimento de qualquer tipo de apoio e ajuda para a ocupação, a fim de cumprir com suas obrigações jurídicas.

O relatório foi divulgado após os ataques aéreos israelenses em Gaza que resultaram na morte de civis, incluindo crianças, e na destruição de infraestruturas civis. Os especialistas da ONU afirmam que essa violência é o resultado direto do apoio contínuo dos países à ocupação israelense. Eles enfatizam a necessidade de uma ação imediata para garantir a proteção dos direitos humanos e a paz na região.

Fonte: G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/27/especialista-da-onu-que-auxiliam-a-manter-ocupacao-de-israel-em-gaza-sao-culpados.ghtml>. Acesso em: 08 jun. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *