Entendendo os cerca de 1,5 milhão de abrigos em Israel: O funcionamento dos bunkers no país.

Posto Hajalin, um abrigo antiaéreo em Israel. (Foto: Getty Images/Amir Levy)

A Israel tem cerca de 1,5 milhão de abrigos espalhados pelo país, usados principalmente para proteger a população em caso de bombardeios. Essas estruturas subterrâneas foram construídas a partir da década de 1930, antes mesmo da criação do Estado de Israel em 1948.

Devido à sua constante ameaça de conflitos com seus vizinhos árabes, Israel se preparou para possíveis ataques ao construir uma rede extensa de abrigos antiaéreos. O governo incentivou a construção de abrigos particulares em prédios e casas, além de financiar a construção de abrigos públicos subterrâneos em locais estratégicos.

Há três tipos principais de bunkers em Israel: abrigos públicos, abrigos particulares e abrigos de emergência.

Abrigos públicos

Os abrigos públicos são subterrâneos e construídos para abrigar um grande número de pessoas, variando de algumas centenas a alguns milhares. Essas estruturas são geralmente localizadas em escolas, edifícios municipais e outros prédios governamentais.

Durante a Guerra do Golfo em 1991, cerca de 4 milhões de israelenses foram aconselhados a se refugiar nesses abrigos públicos durante os ataques de mísseis iraquianos.

Abrigos particulares

Os abrigos particulares são construídos por proprietários de casas ou edifícios para proteger seus residentes em caso de ataques. Esses bunkers podem variar em tamanho e proporção, desde pequenos abrigos subterrâneos em jardins até abrigos mais elaborados em prédios de apartamentos.

O governo de Israel possui requisitos de segurança e construção para esses abrigos, mas muitas vezes apenas inspeciona as estruturas depois que elas foram construídas.

Abrigos de emergência

Os abrigos de emergência são instalados em áreas de conflito iminente onde não há abrigos públicos ou particulares disponíveis. Esses abrigos são cobertos por estruturas de concreto e projetados para serem rapidamente construídos e montados em caso de emergência.

Com a constante ameaça de ataques, os abrigos são uma parte importante da vida em Israel. Muitas pessoas estão familiarizadas com os procedimentos de segurança, como os alarmes e os protocolos de evacuação em caso de alarme. No entanto, os abrigos continuam a ser uma estrutura presente na vida diária de muitos israelenses, fornecendo uma sensação de segurança em um país constantemente em conflito.

Fonte: Notícias UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *