Fique por dentro do prazo de 5 dias para saque de R$ 8,6 bilhões no sistema do BC referente ao resgate de ‘Recursos esquecidos’ pelos usuários
No último dia 31 de maio, o Banco Central (BC) comunicou que mais de R$ 8,6 bilhões em “dinheiro esquecido” pelos clientes no sistema bancário brasileiro poderão ser resgatados em até 5 dias, conforme prevê a nova regra aprovada no âmbito da Ata de Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A mudança no prazo estabelecido para o resgate de valores não usados em contas bancárias, como depósitos, cheque especial, poupança e outras aplicações financeiras, foi definida com a necessidade de aprimorar a segurança e a eficiência no sistema bancário, garantindo ao cidadão a possibilidade de solicitar o saque de recursos que estavam até então esquecidos no sistema.
Neste novo cenário, o cliente poderá fazer a solicitação de resgate de valores não utilizados em até 5 dias úteis, desde a data da notificação do Banco Central, que agora passa a ser enviada em prazo menor do que o anterior, que era de 30 dias.
A nova regra é uma medida de proteção ao usuário, que garante o direito de retirar os recursos esquecidos, que podem ser provenientes de juros, saldos de contas bancárias inativas e outras fontes, possibilitando a devolução de seu dinheiro.
A orientação do Banco Central é que todos os usuários verifiquem regularmente suas contas bancárias, para se informar acerca dos valores que foram esquecidos ou desconsiderados. A medida entrará em vigor em até 9 de agosto de 2021.
Fonte: G1