Clientes que possuem valores esquecidos em instituições financeiras têm um prazo de 20 dias para sacar o dinheiro. A medida, promovida pelo Banco Central, visa facilitar a recuperação desses valores pelos titulares de contas.
O prazo de 20 dias é contado a partir da data de divulgação dos valores pela instituição financeira, que tem até o dia 31 de dezembro para efetuar a divulgação. Após o prazo, o dinheiro é transferido para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e só poderá ser resgatado nos casos específicos previstos em lei.
Segundo o Banco Central, o montante dos depósitos que se enquadram na categoria de “dinheiro esquecido” somam mais de R$1,6 bilhão. A maior parte desses valores pertence a pessoas que, por algum motivo, esqueceram de sacar o dinheiro.
Para saber se você tem algum valor esquecido, é possível consultar o Banco Central através do site bcb.gov.br/cidadaniafinanceira, informando o CPF ou CNPJ. Caso seja constatado algum valor esquecido, o cliente deve procurar a instituição financeira responsável para efetuar o resgate.
Vale ressaltar que, mesmo após o prazo de 20 dias, o cliente ainda pode ter acesso ao dinheiro caso comprove que não foi possível realizar o saque no prazo determinado por algum motivo plausível.