Os clientes bancários que não sacaram valores depositados em suas contas dentro do prazo de 20 anos foram surpreendidos com uma nova regra. A partir do dia 19 de julho de 2021, um novo prazo foi estabelecido para solicitação de saque desses valores “esquecidos”: 10 dias.
A medida foi determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, com o objetivo de centralizar o controle dos recursos que não foram movimentados pelos clientes ao longo dos anos. O prazo anterior de 20 anos era considerado muito longo e dificultava o acesso a esses valores.
Segundo informações do Banco Central, os valores “esquecidos” podem ser provenientes de diversas situações, como salários não sacados, precatórios, ações judiciais e outros tipos de créditos.
O que é considerado um valor “esquecido”?
Nesse caso, são considerados valores “esquecidos” aqueles que não foram movimentados pelos clientes em suas contas correntes, poupanças ou fundos de investimento, durante o prazo de 20 anos.
Os bancos devem informar aos clientes sobre o prazo de 10 dias por meio de seus canais oficiais de comunicação, como sites e aplicativos, além de disponibilizar a opção de solicitação de saque por meio desses mesmos canais.
A medida visa facilitar o acesso dos clientes a esses valores e evitar que os bancos fiquem com o controle desses recursos por longos períodos de tempo.
Fonte: G1