Fonte: G1
Como a elevação da taxa Selic afeta as taxas de juros no mercado de crédito e pode resultar em aumento nos preços.
A taxa Selic é um dos principais instrumentos utilizados pelo Banco Central para controlar a inflação no Brasil. Ao decidir sobre o valor dessa taxa, o governo consegue influenciar o custo do dinheiro no país, que por sua vez, tem efeitos diretos sobre diversas áreas da economia, como o mercado de crédito.
Com o aumento da taxa Selic, os juros cobrados pelos bancos também tendem a subir. Isso acontece porque os bancos precisam pagar mais caro para captar recursos do mercado e, em contrapartida, repassam esse custo para as operações de crédito que oferecem aos clientes.
Com isso, o valor dos empréstimos, financiamentos e demais operações de crédito também é impactado, ficando mais caros para os consumidores. Ou seja, caso você planeje fazer um empréstimo para comprar um carro ou fazer uma viagem, por exemplo, vai precisar pagar mais juros por causa da elevação da taxa Selic.
Além do consumidor, a elevação da taxa Selic também afeta os financiamentos empresariais e as demais operações de crédito realizadas por empresas. Isso porque, assim como os bancos, as empresas também precisam pagar mais caro para tomar empréstimos e isso reflete nos seus custos, podendo resultar em aumento nos preços dos produtos e serviços.
Portanto, o aumento da taxa Selic pode encarecer o consumo e desacelerar a economia, já que os consumidores tendem a gastar menos e as empresas podem ter sua produção afetada. Por outro lado, essa elevação da taxa ajuda a conter a inflação, buscando manter a economia em equilíbrio.