Selic sobe, e mercado de IPOs pode ser afetado
A última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central foi de aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75%, chegando a 4,25% ao ano. Esse aumento pode ter impacto na seca do mercado de Initial Public Offerings (IPOs) no Brasil.
A Selic é sempre um fator importante para a economia, que afeta não só taxas de empréstimos e financiamentos, mas também o mercado de ações e de investimentos. Com a alta dos juros, as empresas podem ter que pagar mais caro para captar recursos e, portanto, tendem a ser mais seletivas na emissão de ações na Bolsa de Valores.
De acordo com especialistas, desde 2018, quando a Selic estava em 6,5%, o número de IPOs registrou um crescimento significativo. Porém, a expectativa agora é de que, com a alta da taxa, esse número possa ser impactado, principalmente em relação à empresas de menor porte.
Ao mesmo tempo, há também a preocupação de que a falta de oferta de IPOs possa gerar uma queda na liquidez do mercado de ações, podendo gerar uma desaceleração nas operações e até mesmo diminuir a atratividade dos investimentos.
No entanto, muitos especialistas apontam que outros fatores, como a retomada da economia e a taxa de juros real (descontados os efeitos da inflação), ainda podem ser estimulantes para o mercado de ações no país, mesmo com a alta da Selic.
Portanto, o aumento da Selic pode, sim, ter um impacto na seca do mercado de IPOs no Brasil, mas ainda é cedo para dizer se essa alta será determinante para o desempenho do mercado de ações no país no futuro próximo.
Fonte: G1