Entenda a divergência nas políticas monetárias do Brasil e dos EUA
O Banco Central brasileiro tomou uma decisão inédita recentemente, ao aumentar a taxa básica de juros em 0,75%. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a tendência é de redução na taxa de juros. Essa divergência nas políticas monetárias entre os dois países pode impactar significativamente a economia.
O que é política monetária?
Política monetária é o conjunto de medidas adotadas pelo governo com o objetivo de controlar a oferta de moeda e a taxa de juros. Essas ações são influenciadas pela situação econômica do país, visando manter a estabilidade dos preços e promover o crescimento econômico.
Decisão inédita do BC brasileiro
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central do Brasil decidiu aumentar a taxa básica de juros em 0,75%, atingindo o patamar de 2,75% ao ano. Essa foi uma decisão inédita, já que nos últimos anos a tendência era de redução na taxa de juros.
Implicações da decisão
A decisão do BC brasileiro de aumentar os juros tem o objetivo de controlar a inflação, que tem apresentado forte alta nos últimos meses. Ao mesmo tempo, essa ação pode desacelerar o crescimento econômico e aumentar o custo do crédito para empresas e consumidores.
Controle da inflação
Com o aumento da taxa de juros, o BC brasileiro busca controlar a inflação, que tem sido impulsionada pela alta do dólar e do preço das commodities. Com o aumento do custo dos produtos importados, a tendência é que a inflação continue em alta.
Política monetária dos EUA
Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos a tendência é de redução na taxa de juros. Com a retomada da economia após a pandemia, o Federal Reserve (Fed) decidiu manter as taxas de juros baixas, visando estimular o crescimento econômico.
Fonte: G1