Mais de 15 milhões de cidadãos brasileiros em situação de endividamento de risco, aponta levantamento do Banco Central em 2023.
Segundo informações divulgadas pelo Banco Central, o Brasil enfrentou uma situação alarmante no ano de 2023. Mais de 15 milhões de brasileiros se encontravam em situação de endividamento de risco, o que representa quase 10% da população do país.
O levantamento foi feito com base em dados obtidos através da realização do Censo Econômico Nacional, que tem como objetivo reunir informações sobre a situação financeira dos cidadãos brasileiros. Através dessas informações, foi possível identificar que mais da metade dos endividados tinham uma renda mensal de até três salários mínimos.
Soluções para o cenário atual
Dentre os principais motivos apontados para o endividamento de risco, destacam-se as instabilidades econômicas enfrentadas pelo país nos últimos anos, bem como o aumento dos preços dos produtos e serviços essenciais para a população.
Diante dessa realidade, o Banco Central já planeja medidas para auxiliar aqueles que se encontram em situação de endividamento de risco, buscando oferecer soluções para a renegociação de dívidas e orientações financeiras para a população. Além disso, espera-se também uma retomada do crescimento econômico, que poderá contribuir para a diminuição do número de brasileiros em situação de risco.