A eficiência das defesas aéreas de Israel foi comprovada mais uma vez nesta sexta-feira (8), quando o país conseguiu abater mísseis do Irã. Segundo informações do G1, os sistemas de defesa Domo de Ferro e A Seta foram fundamentais para impedir o ataque inimigo.
De acordo com as autoridades israelenses, os mísseis iranianos foram lançados a partir da Síria, com o intuito de atacar cidades do Norte do país. No entanto, graças à rapidez e precisão das defesas aéreas, nenhum dos mísseis conseguiu atingir o território de Israel, sendo derrubados ainda no ar.
Essa não é a primeira vez que o Domo de Ferro e A Seta são acionados para proteger Israel de ataques vindos do Irã. Em maio deste ano, por exemplo, esses sistemas conseguiram interceptar mais de 50 mísseis disparados a partir do território iraniano, evitando uma tragédia ainda maior.
O sucesso dessas defesas aéreas se deve, principalmente, à tecnologia de ponta utilizada em sua criação. O Domo de Ferro é capaz de identificar e destruir mísseis que estejam em trajetória de colisão com seu alvo, enquanto a A Seta é utilizada para derrubar mísseis de maior alcance e que oferecem uma ameaça mais significativa para Israel.
Ainda segundo informações do G1, esses sistemas de defesa foram implementados nos últimos anos, devido ao aumento das tensões entre Israel e o Irã. Diante dos ataques constantes do regime iraniano, as autoridades israelenses investiram em tecnologia e em treinamento para garantir a proteção do país e de seus cidadãos.
Fonte: G1