DÓLAR COMEÇA O DIA EM BAIXA APÓS PUBLICAÇÃO DO RELATÓRIO DO COPOM
O dólar abriu a terça-feira (17) com uma desvalorização de 0,8%, sendo cotado a R$5,20, após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) pelo Banco Central.
Na ocasião, o Copom manteve a taxa básica de juros Selic em 2% ao ano, porém, sugeriu que não pretende continuar com os cortes, devido à alta da inflação. Por isso, investidores elevaram as apostas de que os juros não vão cair ainda mais, fazendo o dólar perder valor em relação ao real.
Além disso, a divulgação do resultado do PIB do terceiro trimestre pelo IBGE também contribuiu para a queda do dólar. O crescimento de 7,8% em relação ao segundo trimestre surpreendeu positivamente o mercado, que esperava um aumento de apenas 5%.
Porém, mesmo com a tendência de declínio, os especialistas alertam que a volatilidade na cotação do dólar ainda pode ocorrer e que a situação econômica do país segue em constante monitoramento, visto que a pandemia da Covid-19 ainda incita preocupações internacionais.
Com a atual queda do dólar, é uma boa oportunidade para aqueles que planejam viajar para o exterior ou comprar produtos importados. No entanto, é importante estar atento às flutuações da cotação e avaliar qual o melhor momento para a realização destas operações.
FONTE: G1