Nesta terça-feira (14), o mercado financeiro apresentou uma queda tanto no valor do dólar quanto no Ibovespa, à espera de novas decisões em relação às taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, que serão anunciadas ainda esta semana.
O dólar comercial fechou o dia com uma baixa de 0,2%, cotado a R$ 3,69. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou o dia em queda de 0,6%, aos 115.171 pontos.
Esta queda pode ser atribuída principalmente à cautela dos investidores antes das decisões sobre as taxas de juros que serão tomadas pelo Banco Central brasileiro nesta quarta-feira (15) e pelo Federal Reserve, o BC dos Estados Unidos, na quinta-feira (16).
É comum que o mercado fique mais instável antes de importantes decisões políticas e econômicas, já que elas podem impactar diretamente nos rumos da economia e nos investimentos. Com a expectativa dessas decisões, os investidores tendem a adotar posturas mais conservadoras e esperar por notícias mais concretas antes de fazer novas movimentações.
Além disso, o mercado financeiro segue de olho na crise diplomática entre China e Estados Unidos, que ainda tem reflexos negativos na economia mundial. As duas potências estão envolvidas em um conflito comercial que vem afetando diversos setores da economia, causando uma instabilidade geral nos mercados globais.
Fica evidente, portanto, que o mercado financeiro segue sob influência de diversos fatores internos e externos, o que torna o cenário ainda mais instável e incerto para os investidores.