Dólar apresenta queda devido ao crescimento lento do PIB chinês e ao aumento na economia dos Estados Unidos
O dólar sofreu uma diminuição em seu valor devido ao fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) da China e ao avanço da economia americana. A moeda americana fechou em baixa de 0,45%, cotado a R$ 5,57 nesta quarta-feira (14).
O PIB chinês cresceu apenas 2,3% em 2020, registrando o pior desempenho em mais de quatro décadas. Isso se deve principalmente à crise do coronavírus, que afetou a economia mundial. Além disso, o aumento no turismo da China também afetou o desempenho do país, já que houve uma queda de 92% nos fluxos de turistas internacionais no ano passado.
Enquanto isso, a economia americana apresentou um crescimento de 33,4% no terceiro trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA. O resultado se deve principalmente à reabertura gradual da economia e ao pacote de estímulos de US$ 2 trilhões lançado pelo governo para enfrentar a crise causada pela pandemia.
Esses fatores influenciaram na queda do dólar em relação ao real, já que a moeda americana tende a se desvalorizar quando a economia dos EUA apresenta um crescimento forte.
Apesar da queda, especialistas afirmam que o dólar ainda pode sofrer variações devido a fatores internos e externos, como a situação da pandemia e as incertezas políticas no Brasil.
Fonte: G1.