Desafio do Enem: resolva exercícios de matemática sobre volumes de cones e cilindros

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido por ser uma das provas mais importantes para os estudantes que desejam ingressar em universidades. Além de avaliar os conhecimentos das quatro áreas básicas (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática), o Enem também conta com questões que exigem raciocínio lógico e habilidade de interpretação de problemas matemáticos.

Desafio Enem: Cones e Cilindros

(Com informações do G1)

Para ajudar você a se preparar para essa etapa, selecionamos alguns exercícios que envolvem o cálculo de volume de cones e cilindros. Esse assunto é bastante recorrente na prova de matemática do Enem, e por isso é importante estar bem familiarizado com as suas fórmulas e propriedades.

Confira abaixo os exercícios e teste seus conhecimentos:

Exercício 1

Calcular o volume de um cone de base circular com raio igual a 5 cm e altura de 10 cm.

Exercício 2

Determinar o volume de um cilindro circular reto com raio de 4 cm e altura de 8 cm.

Exercício 3

Uma empresa de embalagens produz um cilindro com raio de 6 cm e altura de 12 cm. Sabendo que o volume da embalagem é de 540cm³, calcule o valor do raio da sua base.

Exercício 4

Um cone de maçaneta possui altura de 15 cm e volume igual a 300cm³. Qual é o valor do raio de sua base?

Esses são só alguns exemplos, mas lembre-se de revisar outras fórmulas matemáticas necessárias para o Enem e praticar bastante antes da prova. Não deixe também de resolver questões anteriores do exame, assim você se adapta ao estilo de cobrança e aumenta suas chances de obter uma boa nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *