[Delegações abandonam sala das Nações Unidas durante discurso de Netanyahu]
Nos Estados Unidos, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fez um discurso polêmico na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (27). Durante seu discurso, diversas delegações diplomáticas deixaram a sala em protesto.
Alguns dos países que abandonaram a sala incluem o Reino Unido, a França, a Espanha e a África do Sul. Os representantes desses países se levantaram e deixaram a sala logo após Netanyahu iniciar seu discurso.
A atitude foi criticada por Israel, que acusou os países de “demonstrar intolerância e desrespeito aos valores democráticos”.
Os países que deixaram a sala possuem uma posição contrária à política israelense em relação ao conflito com a Palestina. A decisão de deixar a sala demonstra a intensidade do conflito diplomático entre as nações.
Netanyahu, por sua vez, afirmou que os países que deixaram a sala estão na contramão da paz e apoiam grupos terroristas. O líder israelense também atacou o governo do Irã, alegando que o país financia grupos terroristas em toda a região do Oriente Médio.
A retirada das delegações da sala durante o discurso de Netanyahu foi vista como uma forma de protesto contra as posições do líder israelense, que tem sido alvo de críticas internacionais. O conflito entre Israel e Palestina é um dos mais complexos e duradouros da história, e tem gerado tensionamentos constantes entre as nações.