Definindo critérios claros, Brasil busca decidir quem poderá se tornar um país “parceiro” do BRICS

BRASÍLIA – Depois de se tornar um dos países do bloco BRICS, o Brasil está buscando estabelecer critérios claros para decidir quem poderá se tornar um parceiro desse grupo. O BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e representa países em desenvolvimento com economias emergentes. O objetivo é fortalecer laços comerciais e promover maior cooperação entre eles.

A seleção dos países parceiros será criteriosa e levará em conta fatores como o potencial de crescimento econômico, a estabilidade política e institucional, além da promoção de princípios democráticos e a garantia de direitos humanos. A expectativa é que essa decisão ajude a fortalecer ainda mais a posição do Brasil no cenário internacional, ampliando sua influência global, além de fomentar o comércio, os investimentos e a cooperação em áreas estratégicas.

O objetivo do Brasil é garantir que os países convidados para serem parceiros do BRICS compartilhem dos mesmos princípios e objetivos do bloco, assim como possuam condições adequadas para estabelecer parcerias sólidas e duradouras. Os países que desejarem ser “parceiros do BRICS” precisarão se esforçar para cumprir os critérios estabelecidos pelo grupo e que são considerados essenciais para o sucesso dessa parceria.

Essa medida, além de fortalecer os laços entre os países do BRICS, também sinaliza o interesse do Brasil em expandir sua presença e influência internacional, ampliando suas relações comerciais e políticas. A iniciativa é mais um passo importante do país em direção ao seu objetivo de se tornar um ator relevante no cenário global e consolidar sua posição no grupo dos países emergentes.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *