Cuba enfrenta mais de dois dias sem energia elétrica
A ilha de Cuba está enfrentando uma grave crise energética há mais de dois dias, provocada por problemas técnicos em uma de suas principais usinas termoelétricas. O apagão atinge 7 províncias do país, incluindo a capital Havana, afetando cerca de 2,5 milhões de moradores.
Segundo o governo cubano, um incêndio na Usina Antonio Guiteras, localizada na província de Matanzas, causou a interrupção do fornecimento de energia para a região. As autoridades ainda não deram previsão de quando o abastecimento será restabelecido.
Além disso, a ilha se prepara para a chegada do furacão Elsa, que deve atingir o país nas próximas horas. De acordo com a Defesa Civil cubana, já foram evacuados mais de 180 mil moradores, principalmente da região de Santiago de Cuba, que é uma das áreas mais vulneráveis do país a fenômenos climáticos.
O furacão já deixou um rastro de destruição pelo Caribe, passando por Barbados e República Dominicana. Na manhã desta segunda-feira (05), o centro de monitoramento de furacões dos Estados Unidos alertou que Elsa pode seguir em direção à Flórida, chegando ao estado americano na próxima quarta-feira.
Fonte: G1