A nação caribenha de Cuba tem enfrentado um apagão de mais de dois dias, em meio à espera da chegada do furacão Elsa. O fenômeno climático já atingiu o Haiti e a República Dominicana, e é esperado que chegue à Cuba ainda nesta segunda-feira (5).
De acordo com a estatal empresa elétrica de Cuba, o apagão foi um “planejamento preventivo” para evitar maiores danos, já que a previsão é de fortes chuvas e ventos muito intensos durante a passagem do furacão pela ilha.
O apagão teve início no domingo (4) e durou até a manhã desta terça-feira (6). No entanto, algumas áreas ainda estão sem energia elétrica, principalmente as regiões que fazem fronteira com a cidade de Santa Clara, onde o furacão deve atingir primeiro.
O governo cubano alertou para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra, e as autoridades locais estão preparadas para evacuar cerca de 180 mil pessoas caso a situação se agrave.
Além disso, as aulas foram suspensas em todo o país, e os serviços de transporte e comunicação também podem ser afetados nos próximos dias.
O furacão Elsa já causou estragos no Haiti e na República Dominicana, onde fortes ventos e chuvas causaram a morte de pelo menos três pessoas e deixaram várias outras feridas.
As autoridades cubanas estão orientando a população a se manter informada e seguir as orientações de segurança durante a passagem do furacão, que deve se dissipar à medida que avança pelo sul das Bahamas.