De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, o processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para o ano de 2025 terá uma importante mudança. Em vez da tradicional prova escrita, o vestibular da instituição contará com uma avaliação por meio de vídeos.
Mudanças no vestibular da Unicamp
A primeira fase do vestibular da Unicamp será modificada a partir do ano de 2025, segundo informou o portal G1. A prova escrita, que costumava ser realizada pelos candidatos, será substituída por vídeos.
A decisão de mudar a forma de avaliação foi tomada em reunião pelos responsáveis pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), neste ano. A comissão é responsável por organizar e aplicar o processo seletivo da instituição.
Ainda de acordo com o G1, os vídeos substituirão as provas escritas devido a baixa adesão dos candidatos ao vestibular da Unicamp. Os conteúdos abordados nos vídeos serão selecionados com base nos programas das disciplinas cobradas na primeira fase do vestibular.
Inserção de vídeos no vestibular da Unicamp
Ao invés de responder questões na forma de redação, os candidatos deverão assistir aos vídeos e, em seguida, responder a perguntas enviadas pela universidade. A intenção é tornar o processo seletivo mais moderno e atrativo aos futuros estudantes.
A previsão é que a inserção de vídeos no vestibular da Unicamp aconteça de forma gradativa, começando pelas humanidades e posteriormente em outras áreas do conhecimento. Até o momento, não há previsão de como será a avaliação dos vídeos pela banca examinadora.
Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/05/unicamp-2025-primeira-fase-do-vestibular-contara-com-videos-ao-invés-de-prova-escrita.ghtml. Acesso em: 10 out. 2021.