Coreia do Sul analisa opção de enviar armamentos à Ucrânia após alegações de soldados norte-coreanos na Rússia
O governo sul-coreano está avaliando a possibilidade de enviar armas para a Ucrânia, em meio aos relatos de que tropas norte-coreanas estão presentes na Rússia. A medida é vista como uma forma de defender o país europeu contra possíveis ataques militares.
A decisão foi anunciada em uma reunião ministerial de alto nível, na qual líderes de defesa discutiram estratégias para lidar com a presença de soldados norte-coreanos na fronteira com a Rússia. Funcionários do governo destacaram que a ajuda aos ucranianos pode incluir armamentos, mas não deram mais detalhes sobre quais tipos de armas poderiam ser enviadas.
A Coreia do Sul tem mostrado preocupação com os supostos movimentos de soldados norte-coreanos na Rússia, que estariam se preparando para participar de um possível conflito com a Ucrânia. Autoridades sul-coreanas temem que essa presença militar possa desestabilizar as relações internacionais e ameaçar a segurança da região.
A Ucrânia, por sua vez, tem solicitado apoio militar de países aliados para se preparar contra possíveis investidas da Rússia, que recentemente anexou a Crimeia, região autônoma ucraniana. Até o momento, Estados Unidos e Reino Unido já confirmaram que enviarão armas para ajudar o país europeu em caso de conflito.