Em reunião realizada na tarde de ontem, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou seu apoio ao secretário-geral, que recentemente foi declarado ‘persona non grata’ pelo governo de Israel.
A declaração foi feita após Israel ter anunciado a medida como forma de retaliação pelas críticas feitas pelo secretário-geral às ações do país na Faixa de Gaza.
O Conselho de Segurança ressaltou a importância de preservar a integridade e a autonomia do secretário-geral para desempenhar seu papel ao lidar com questões internacionais delicadas, incluindo o conflito entre Israel e Palestina.
Os membros do conselho destacaram também que a declaração de ‘persona non grata’ não afeta as funções do secretário-geral e que ele continuará a exercer suas atividades sem restrições impostas por Israel.
O apoio do órgão internacional ao secretário-geral foi elogiado por diversas organizações e países, que demonstraram preocupação com a atitude de Israel e reforçaram a importância do respeito à posição do secretário-geral nas negociações de paz entre Israel e Palestina.
Fonte: G1