O Conselho de Segurança das Nações Unidas está debatendo sobre o aumento da tensão entre Israel e Hezbollah, após as recentes explosões de pagers na região. O debate foi solicitado pelo líder do Conselho de Estabilidade Internacional, o embaixador Yu Khangaberg, que expressou preocupação com a escalada da violência.
Pagers em Israel e no Líbano
O aumento da tensão começou com as explosões de pagers em Israel e no Líbano, que resultaram em ferimentos e destruição. Acredita-se que os pagers foram disparados pelo Hezbollah, um grupo político e militar xiita sediado no Líbano. Israel respondeu realizando ataques aéreos em áreas do sul do Líbano que alegou serem alvos do Hezbollah.
Conselho de Segurança da ONU
Em sua sessão de discussão, o Conselho de Segurança debateu o aumento da tensão e as possíveis consequências da escalada do conflito. O embaixador Khangaberg enfatizou a necessidade de manter a estabilidade e evitar uma guerra em larga escala. Ele também pediu que ambas as partes se envolvessem em um diálogo construtivo para resolver suas diferenças.
Fonte: G1 (adaptado)