Conselho de Segurança da ONU debate escalada de tensões entre Israel e Hezbollah, causada por explosões de pagers.

Conselho de Segurança da ONU discute aumento de conflitos entre Israel e Hezbollah

O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou uma reunião de emergência nesta quarta-feira (13) para debater o crescente aumento de tensões entre Israel e o grupo militante Hezbollah, causado por uma série de explosões de pagers na fronteira entre os dois países.

O encontro foi convocado pelo presidente do Conselho, o embaixador russo Vassily Nebenzia, após dois dias de intensos confrontos na região que resultaram em mortes de civis e soldados.

Clima de tensão crescente

A escalada das hostilidades entre Israel e o Hezbollah teve início após uma série de explosões de pagers ocorridas na fronteira entre os dois países na última semana. O governo israelense acusa o grupo militante libanês de ser responsável pelos ataques, enquanto o Hezbollah nega qualquer envolvimento.

Desde então, as forças militares de Israel e do Hezbollah têm trocado bombardeios e ataques aéreos em uma sequência de ataques e retaliações.

Condenação por parte da ONU

Em sua sessão de emergência, o Conselho de Segurança da ONU condenou veementemente a escalada de violência entre os dois países e pediu o fim imediato dos ataques. Os membros do Conselho também instaram as partes envolvidas a manterem um diálogo construtivo para resolver as diferenças e evitar uma guerra total.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também emitiu uma declaração pedindo moderação e diálogo por parte de Israel e do Hezbollah, e expressou sua preocupação com a possibilidade de um conflito em larga escala que poderia afetar toda a região do Oriente Médio.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *