Entenda as atualizações e prazos do financiamento de imóveis pela Caixa Econômica
Por Redação G1
A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente algumas mudanças e atualizações em seu programa de financiamento de imóveis. As alterações visam facilitar o acesso ao crédito imobiliário e tornar o processo mais transparente para os clientes. Confira a seguir as principais informações sobre as novas regras.
Mudanças no limite de financiamento
A partir de agora, o limite de financiamento pela Caixa foi reajustado para até 90% do valor do imóvel, podendo chegar a 100% para imóveis novos, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Anteriormente, o limite era de 80%.
Na prática, isso significa que os clientes terão mais facilidade para adquirir um imóvel, já que não precisarão ter uma reserva tão grande de dinheiro para dar entrada.
Prazo de carência
Outra mudança importante diz respeito ao prazo de carência para começar a pagar o financiamento. Agora, os clientes poderão iniciar o pagamento da primeira parcela em até 6 meses após a contratação, antes o prazo era de apenas 3 meses.
Essa alteração também beneficia os compradores, uma vez que terão mais tempo para organizar suas finanças e se preparar financeiramente.
Nova modalidade de crédito
Além disso, a Caixa anunciou a criação de uma nova modalidade de crédito imobiliário, chamada de “Financiamento Direto Caixa” (FDC). Nessa opção, o cliente poderá financiar até 95% do valor do imóvel e terá até 35 anos para pagar, com taxas de juros reduzidas.
Porém, é importante destacar que nessa modalidade não será possível utilizar o FGTS para dar entrada ou amortizar o saldo devedor.
Prazo de utilização do FGTS
Por fim, a Caixa também atualizou o prazo para utilização do FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor do financiamento. Antes, o prazo era de 2 anos, agora os clientes terão até 5 anos para utilizar o FGTS nessas situações.
Portanto, com essas mudanças, a Caixa espera facilitar o acesso ao crédito imobiliário e tornar o processo mais ágil e transparente para os clientes. Fique por dentro das novidades e aproveite as melhores condições para realizar o sonho da casa própria.
Fonte: G1