Compreenda o panorama do conflito no Oriente Médio: Israel, Irã e Hezbollah.
O Oriente Médio é palco de um delicado quadro de tensões entre Israel, Irã e Hezbollah. Entender as dinâmicas entre esses atores é essencial para compreender o atual cenário de conflito na região.
Israel e Palestina
Israel e Palestina estão em constante conflito desde a criação do Estado de Israel, em 1948, e a ocupação da Cisjordânia e Gaza pelos israelenses em 1967. Os palestinos reivindicam esses territórios como parte de seu futuro Estado, enquanto Israel considera essas regiões como essenciais para sua segurança.
Irã e Israel
O Irã é aliado dos palestinos e tem como objetivo eliminar o Estado de Israel. As relações entre esses dois países se deterioraram ainda mais com a Guerra Civil Síria, onde o Irã apoia o governo de Bashar al-Assad, inimigo de Israel.
Hezbollah e Irã
O Hezbollah é um grupo político e militar com forte influência no Líbano e ligado ao Irã. A organização tem como objetivo principal combater Israel e está envolvida em conflitos na Síria ao lado do governo de Assad, que é apoiado pelo Irã.
Israel e Irã no atual contexto
Nos últimos anos, os países têm se envolvido em diversos confrontos indiretos, como ataques aéreos e assassinatos de cientistas iranianos. Além disso, os Estados Unidos, aliado de Israel, retirou-se do Acordo Nuclear com o Irã em 2018, o que gerou uma escalada de tensões entre os dois países.
A importância da compreensão desses atores
Entender as relações entre Israel, Irã e Hezbollah é fundamental para compreender o contexto de conflito na região do Oriente Médio. As ações e reações entre esses países podem desencadear novos confrontos e afetar a estabilidade da região e do mundo.
Fonte: G1.