Como identificar os golpes mais comuns contra idosos e proteger-se deles

Fraudes mais frequentes contra idosos: dicas para reconhecê-las e evitá-las

De acordo com dados do Ministério da Justiça, os golpes cometidos contra os idosos no Brasil têm se tornado cada vez mais comuns. Essa realidade é preocupante, pois os idosos são frequentemente vítimas desses crimes devido à fragilidade e vulnerabilidade dessa faixa etária. A seguir, confira algumas das fraudes mais comuns praticadas contra os idosos e saiba como se prevenir para não cair nelas.

Golpes do cartão de crédito

Um dos golpes mais recorrentes contra os idosos é o do cartão de crédito. Os criminosos entram em contato, por meio de ligação telefônica ou em sites falsos, e solicitam os dados do cartão bancário. Eles se passam por funcionários de bancos ou de empresas com as quais os idosos têm algum tipo de crédito, enganando-os e fazendo com que revelem informações confidenciais.

Falso sequestro

Outra fraude muito comum que tem como alvo os idosos é o falso sequestro. Nesse golpe, os criminosos ligam para as vítimas, dizendo que eles mantiveram algum familiar como refém e exigem um resgate imediato. Essa tática causa grande impacto emocional nos idosos, que podem acabar cedendo às exigências dos bandidos.

Golpes do empréstimo

Os idosos também costumam ser vítimas de outro tipo de fraude, o golpe do empréstimo. Nesse esquema, os criminosos entram em contato com os idosos, oferecendo empréstimos com taxas de juros muito baixas. No entanto, para supostamente liberar o dinheiro, eles exigem o pagamento de uma taxa adiantada, que pode ser uma fraude.

Dicas para se proteger

  • Mantenha sempre a calma e não revele informações pessoais, como senhas, números de cartão e cheques por telefone ou na internet.
  • Desconfie sempre de ligações e mensagens de desconhecidos solicitando informações pessoais ou dinheiro.
  • Tenha o hábito de verificar a identidade de quem entra em contato com você, perguntando dados pessoais ou número de CPF.

Lembre-se sempre de que essas são apenas algumas das dicas para se proteger dos golpes praticados contra os idosos. Fique sempre atento e, em caso de suspeita de fraude, denuncie ao órgão competente.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *