Como se proteger contra o Golpe do FGTS e como agir em casos de saque irregular da conta
De acordo com informações divulgadas pelo site G1, é importante estar atento e tomar medidas para evitar cair no Golpe do FGTS, que tem se tornado cada vez mais comum.
O esquema consiste em criminosos entrarem em contato com trabalhadores, alegando que eles têm direito a sacar valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para isso, solicitam informações pessoais e orientam a realizar transferências bancárias em troca de promessas de liberação de valores.
No entanto, a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do FGTS, alerta que não entra em contato com os trabalhadores para oferecer esse tipo de serviço, tampouco solicita informações ou transferências de dinheiro.
Portanto, é importante ficar atento a possíveis ligações, mensagens ou e-mails suspeitos sobre o saque do FGTS. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a Caixa pelo telefone 0800 726 0207.
Caso você tenha sido vítima do Golpe do FGTS e tenha feito o saque irregular da sua conta, é importante agir imediatamente para evitar maiores prejuízos. A Caixa orienta que, nesse caso, a pessoa deve ir até uma agência do banco com documento de identidade e comprovante de residência para registrar uma ocorrência.
Além disso, é importante também entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Portanto, fique atento e tome as medidas necessárias para se proteger contra o Golpe do FGTS. Seguindo essas orientações, é possível evitar ser mais uma vítima desse tipo de crime. Caso tenha sido lesado, não deixe de tomar as medidas legais para recuperar seu dinheiro e evitar que outras pessoas também sejam enganadas.
Fonte: G1 (https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/11/29/defenda-se-conheca-o-golpe-do-fgts-e-como-se-proteger.ghtml).