A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de quatro marcas de azeite de oliva por apresentarem irregularidades em sua composição e rotulagem. As marcas em questão são: Olivenza, Pramesa, Serra das Oliveiras e Casa Medeiros.
Essa medida foi tomada após uma análise dos produtos e seus registros pela Anvisa, que constatou adulteração e qualidade insatisfatória. Alguns dos problemas encontrados foram a presença de óleo de soja e óleo de origem desconhecida, além de teores de ácidos graxos fora dos limites estabelecidos pela legislação.
O consumidor deve ficar atento ao adquirir azeite, pois trata-se de uma fraude crescente no mercado. A recomendação é sempre verificar a origem do produto e seus selos de qualidade e autenticidade. Além disso, é importante denunciar casos suspeitos à Anvisa através do canal Agência Nacional do Consumidor.
Não coloque sua saúde em risco, confira a lista de marcas proibidas pela Anvisa e evite fraudes ao adquirir azeite. Acesse a lista completa no site do G1 e fique bem informado.