COLÔMBIA REGISTRA RECORDE HISTÓRICO NA PRODUÇÃO DE COCAÍNA
De acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Colômbia registrou um aumento de 53% na produção de cocaína em relação ao ano anterior, atingindo um recorde histórico.
Segundo o relatório, os dados apontam que a produção da droga no país alcançou a marca de 1.367 toneladas em 2019, enquanto em 2018 foi de 887 toneladas. Além disso, estima-se que a área cultivada de folha de coca teve um aumento de 8%, totalizando cerca de 154 mil hectares.
O relatório também destaca que a Colômbia é responsável por cerca de 70% da produção global de cocaína, sendo que grande parte dessa droga é enviada para Estados Unidos, Europa e América do Sul. A exportação da droga é apontada como uma das principais fontes de renda para grupos criminosos e guerrilheiros que atuam no país.
As autoridades colombianas têm feito esforços para combater o tráfico de drogas, incluindo a destruição de plantações de coca e apreensão de drogas, mas os números continuam a aumentar. Além disso, a pandemia da Covid-19 tem dificultado as operações e permitido que os traficantes atuem de forma mais intensa.
No entanto, o governo colombiano planeja adotar novas estratégias para enfrentar o problema, incluindo o aumento da presença das forças de segurança nas áreas de cultivo e o fortalecimento da cooperação internacional para combater o tráfico de drogas. Além disso, autoridades afirmam que o país continuará a trabalhar em conjunto com a ONU para combater esse grave problema.
Fonte: G1.