Dez mortes confirmadas na região sul do Brasil após passagem do ciclone pós-tropical Milton
Na noite de ontem (02/07), a Defesa Civil do Paraná confirmou a morte de 10 pessoas na região sul do Brasil após a passagem do ciclone pós-tropical Milton, que atingiu o litoral dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o balanço, três mortes ocorreram em Santa Catarina, três no Rio Grande do Sul e quatro no Paraná.
Em Santa Catarina, as três vítimas foram identificadas como sendo duas crianças, de 10 e 11 anos, e um homem de 59 anos, que morreram em consequência de deslizamentos de terra. Já no Rio Grande do Sul, as três mortes foram causadas por queda de árvore, deslizamento de terra e afogamento.
No Paraná, as quatro vítimas são idosos, sendo duas mulheres e dois homens, que morreram em decorrência de deslizamentos de terra e desabamentos de estruturas. Além disso, mais de 800 casas ficaram danificadas no estado e mais de 350 mil pessoas ficaram sem energia elétrica.
A tempestade, que foi reclassificada para ciclone pós-tropical na noite de quarta-feira (01/07), trouxe ventos fortes, chuvas intensas e ondas de até 6 metros de altura para as regiões sul e sudeste do Brasil. Além disso, o fenômeno causou fortes rajadas de vento, que chegaram a atingir mais de 100 km/h, e provocou diversos estragos, como queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Vasconcelos, a situação está sendo acompanhada de perto e as equipes de resgate estão trabalhando para atender as ocorrências nas áreas afetadas pelo ciclone. Ele ainda lembra que é importante que a população siga as orientações das autoridades e evite sair de casa, a fim de evitar acidentes e prejuízos.
Fonte: G1