Boas notícias: Chuveiro e escova de dente podem abrigar mais de 600 vírus
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, é possível encontrar mais de 600 vírus em objetos comuns do dia a dia, como o chuveiro e a escova de dente. Isso pode parecer alarmante, mas na verdade, é uma ótima notícia!
Para a surpresa dos cientistas, a maioria dos vírus encontrados não são prejudiciais à nossa saúde. Pelo contrário, esses vírus podem ser até benéficos ao nosso organismo, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e prevenindo doenças mais graves.
Uma nova visão sobre os vírus
O estudo, publicado na revista científica Symbiosis, tem como objetivo desmistificar a ideia de que todos os vírus são prejudiciais ao nosso corpo. Pelo contrário, os pesquisadores acreditam que existem muitos vírus que até podem trazer benefícios para a saúde humana.
Para chegarem a essa conclusão, os cientistas realizaram testes em diferentes locais, como chuveiros, escovas de dente, porta-chaves, entre outros objetos. Eles encontraram mais de 8000 vírus diferentes, mas apenas 1,5% deles eram nocivos aos seres humanos. O restante dos vírus, cerca de 98,5%, era inofensivo ou até mesmo benéfico.
Como os vírus podem ser benéficos?
Segundo os pesquisadores, muitos dos vírus encontrados nos objetos do dia a dia são vírus bacteriófagos, ou seja, vírus que infectam apenas bactérias. Eles podem ser usados, por exemplo, no tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias, pois atacam apenas as bactérias nocivas, poupando as bactérias benéficas ao nosso corpo.
Além disso, os vírus bacteriófagos têm a capacidade de se “acoplar” às bactérias, impedindo que elas se multipliquem e causem doenças. Ou seja, eles agem praticamente como agentes de defesa do nosso organismo.
Conclusão
Portanto, ao contrário do que muitos imaginam, ter mais de 600 vírus em objetos como o chuveiro e a escova de dente não é motivo para pânico. Esses vírus podem ser até mesmo aliados da nossa saúde. Mas é claro que é sempre importante manter uma boa higiene e limpeza desses objetos, para evitar possíveis doenças causadas por bactérias nocivas.
Fonte: G1