Chefe de força de paz da ONU afirma que Capacetes Azuis permanecerão no Líbano em resposta a Netanyahu

ONU confirma permanência de tropas no Líbano após declarações de Netanyahu

O chefe da força de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, afirmou nesta segunda-feira (25) que os Capacetes Azuis continuarão sua missão no Líbano, mesmo após as polêmicas declarações do primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A declaração de Lacroix vem em resposta às afirmações feitas por Netanyahu durante sua participação na Assembleia Geral da ONU, na semana passada, quando o líder israelense criticou a ONU por permitir que o grupo armado Hezbollah atue na fronteira com Israel, ameaçando atacar o Líbano caso não haja a saída das tropas da ONU do local.

No entanto, o chefe das forças de paz garantiu que a permanência dos Capacetes Azuis no Líbano é fundamental para a estabilidade e segurança na região e que a ONU continuará mantendo seu compromisso com o país.

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, também se pronunciou sobre as declarações de Netanyahu, reafirmando a importância da atuação da ONU no país e agradecendo seu papel na manutenção da paz na fronteira com Israel.

As tropas da ONU permanecem no Líbano desde 1978, quando foram enviadas ao país para monitorar o cessar-fogo entre Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Atualmente, há cerca de 10 mil soldados das forças de paz da ONU, conhecidas como UNIFIL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano), no país.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *