De acordo com informações do portal G1, apesar de avanços tecnológicos no setor de transportes, as charretes e carroças ainda resistem e são muito populares.
O baixo custo de manutenção e operação, aliado ao apelo nostálgico e turístico, faz com que esses veículos tracionados por animais sigam em atividade.
Mais do que um meio de transporte
Além do transporte de cargas e pessoas, as charretes e carroças também são utilizadas como atração turística em vários locais do mundo, principalmente aqueles com forte ligação com a história rural e o campo.
Em cidades turísticas como Gramado e Petrópolis, por exemplo, é possível fazer passeios guiados em charretes pelas ruas do centro histórico.
Polêmica e discussões
No entanto, a permanência desses veículos nas ruas não é unânime. Há quem defenda o fim dessas atividades, alegando maus tratos aos animais e poluição das vias públicas.
Por outro lado, os defensores das charretes e carroças garantem que os animais são bem cuidados e que a atividade é regulamentada por órgãos municipais competentes.
O futuro das charretes e carroças
Enquanto a discussão não chega a um consenso, as charretes e carroças continuam sendo utilizadas para transportar mercadorias, como meio de transporte em áreas rurais e como atrativo turístico em muitas cidades.
Mesmo com a modernização do setor de transportes, é provável que esses veículos continuem em atividade por um bom tempo, mantendo suas tradições e peculiaridades.
Fonte: G1