CEO da Boeing anuncia plano de redução de empregos
O CEO da Boeing, Dave Calhoun, divulgou nesta quarta-feira (29) que a empresa planeja realizar uma reestruturação em sua força de trabalho global, resultando na redução de aproximadamente 17 mil empregos.
De acordo com Calhoun, a medida é uma resposta aos desafios enfrentados pela Boeing devido à pandemia de Covid-19 e à crise econômica resultante. A redução de 10% da equipe global é uma parte significativa do plano de reestruturação da empresa, que também incluirá cortes de gastos e otimização de operações para enfrentar a queda na demanda por aviões comerciais nos próximos anos.
Motivos para a reestruturação
O número de empregados da Boeing em todo o mundo cairá dos atuais 160 mil para cerca de 143 mil até o final de 2021. Segundo o CEO, a empresa enfrenta uma crise duradoura na demanda por aviões comerciais devido às restrições de viagem e à incerteza econômica causadas pela pandemia. A Boeing também foi gravemente afetada pelo cancelamento de pedidos de suas aeronaves.
Além disso, a empresa enfrenta desafios em seu setor de defesa, à medida que os governos reduzem gastos em meio à crise econômica. A Boeing é uma das maiores fornecedoras de aeronaves militares para os Estados Unidos, mas enfrenta concorrência de outras empresas em contratos internacionais.
Impacto nos funcionários da Boeing
A redução de 17 mil empregos afetará principalmente a divisão de aviões comerciais da Boeing, com uma diminuição de cerca de 15% da força de trabalho dessa área. A empresa também reduzirá o número de funcionários em outros setores, como a divisão de defesa e espaço. Calhoun afirmou que a empresa fará esforços para minimizar a necessidade de demissões forçadas e buscará soluções como programas de aposentadoria antecipada e licenças não remuneradas.
A reestruturação é um esforço para ajudar a Boeing a se recuperar de sua maior crise em décadas, mas também significa um duro golpe para milhares de seus funcionários em todo o mundo. A empresa disse que fornecerá apoio aos trabalhadores afetados por meio de oportunidades de realocação e suporte na busca de novos empregos.
Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/07/29/ceo-do-boeing-anuncia-reducao-de-17-mil-empregos-correspondendo-a-10percent-de-sua-forca-de-trabalho-global.ghtml