O governo brasileiro está realizando esforços para organizar um voo de evacuação do Líbano, enquanto outros países também estão se mobilizando para retirar seus cidadãos do país, em meio à crise gerada pela explosão no porto de Beirute.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo é resgatar os brasileiros e também outros estrangeiros que estejam no Líbano e desejem retornar para seus países de origem. Ainda não há uma data definida para o voo, mas estão sendo feitos contatos com diferentes companhias aéreas para viabilizar a operação.
Operações de Retirada
Enquanto isso, diversas nações estão organizando operações de retirada para seus cidadãos. Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Grécia já têm aviões militares a caminho do Líbano para evacuar seus compatriotas. Outros países, como Itália, Chipre, Rússia e Canadá, também estão preparando suas operações de resgate.
Alguns países, como Índia, estão priorizando a retirada de cidadãos em situação mais vulnerável, como mulheres grávidas e crianças. O Líbano possui uma grande comunidade estrangeira, composta principalmente por sírios, egípcios e filipinos.
Situação Tensa
A explosão ocorrida na última terça-feira (04/08) no porto de Beirute deixou um saldo de pelo menos 137 mortos e mais de 5000 feridos, além de milhares de desabrigados e grandes prejuízos materiais. Ainda não se sabe as causas exatas da explosão, mas as autoridades libanesas acreditam que um incêndio em um armazém que guardava nitrato de amônio possa ter provocado a tragédia.
As ajuda internacionais já começaram a chegar ao país, mas a situação ainda é de tensão e as autoridades alertam sobre a possibilidade de novas explosões e desastres. Diversos países e organizações estão enviando ajuda humanitária e recursos financeiros para auxiliar o Líbano a superar a grave crise que enfrenta.
Fonte: G1