Brasil convoca ex-presidente Lula e ministro Mauro Vieira para negociar repatriação de brasileiros retidos no Líbano
O governo brasileiro convocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira para discutir a repatriação dos cidadãos brasileiros que estão retidos no Líbano, devido à crise decorrente das explosões em Beirute.
A reunião, que acontecerá nos próximos dias em Brasília, pretende buscar soluções para aqueles que desejam retornar ao Brasil, mas estão enfrentando dificuldades devido à falta de voos e infraestrutura desde o acontecimento da tragédia.
Segundo o porta-voz do Itamaraty, a situação dos brasileiros no Líbano é preocupante e exige uma ação rápida e efetiva do governo.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 2900 brasileiros residem no país do Oriente Médio, e muitos deles estão sem condições de deixar o país devido à destruição no aeroporto e ao cancelamento de voos comerciais.
O ex-presidente Lula e o ministro Mauro Vieira foram escolhidos para liderar as negociações devido à experiência e influência política de ambos. Espera-se que, com a ajuda deles, seja possível encontrar uma solução para o retorno dos brasileiros ao seu país de origem.
Fonte: G1