Notícia original:
Biden expressa incerteza sobre a natureza pacífica da eleição presidencial nos EUA
O candidato democrata Joe Biden questionou nesta quarta-feira (23) a tranquilidade do processo eleitoral nos Estados Unidos, ao ser questionado sobre a possibilidade de uma transferência pacífica de poder caso ele vença o presidente republicano Donald Trump nas eleições de novembro.
“Uma das coisas que tem me preocupado é a forma como o presidente e o seu pessoal estão se comportando, o que pode minar a confiança do público na maneira como votamos”, disse Biden a repórteres.
Biden foi questionado sobre os comentários feitos por Trump na semana passada, quando o presidente se recusou a se comprometer com uma transferência pacífica de poder em caso de derrota eleitoral. Ele trazia à tona novamente denúncias infundadas de que os votos pelo correio estariam sujeitos a fraudes generalizadas.
“Vamos ver o que acontece. Você sabe que eu tenho muitas coisas em jogo. E uma das coisas que temos que ter é que as eleições sejam honestas e justas”, disse Trump na ocasião.
Biden, que lidera as pesquisas de intenção de voto antes das eleições de 3 de novembro, disse nesta quarta que, se perder a corrida, sairá da Casa Branca em janeiro sem resistência.
“Com certeza, sim”, disse, confirmando que haverá uma transferência pacífica caso perca a eleição.
Notícias reescrita:
Biden expressa preocupação com a segurança do processo eleitoral nos EUA
O candidato à presidência pelo partido democrata, Joe Biden, demonstrou incerteza quanto à tranquilidade das eleições nos Estados Unidos, ao ser questionado sobre a possibilidade de uma transferência pacífica de poder caso saia vitorioso contra o atual presidente republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro.
Em entrevista a repórteres nesta quarta-feira (23), Biden expressou preocupação com o comportamento de Trump e sua equipe, que podem minar a confiança do público no processo eleitoral.
Os questionamentos surgiram após os comentários feitos pelo presidente na semana passada, quando se recusou a garantir uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado. Trump voltou a mencionar denúncias infundadas de fraude nas votações por correio.
“Vamos esperar para ver o que acontece. Vocês sabem que tenho muito a perder. É importante que as eleições sejam justas e honestas”, afirmou o presidente na ocasião.
Ao serem questionados sobre a possibilidade de uma saída pacífica da Casa Branca caso perca a eleição, Biden confirmou que não haverá resistência por parte de sua equipe. “Com certeza, sim. Se eu não ganhar, haverá uma transferência pacífica do poder”, afirmou o candidato, que lidera as pesquisas de intenção de votos.
Fonte: G1