Biden comenta morte do líder do Hezbollah
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu uma declaração na tarde desta sexta-feira (08/10) sobre a morte do líder do Hezbollah, Qassem Soleimani, durante um ataque aéreo americano no Iraque.
“Ataque justo e necessário”, diz Biden
Biden afirmou que o ataque foi um ato de justiça e necessário para proteger os interesses americanos e seus aliados. O líder do Hezbollah era considerado um dos principais responsáveis pelo aumento da instabilidade no Oriente Médio e, segundo o presidente americano, sua morte trará mais segurança para a região.
Críticas ao ataque
No entanto, a ação dos Estados Unidos foi criticada por diversos países, incluindo o Irã, aliado do Hezbollah, e também por outras nações que temem uma escalada de conflitos na região. O presidente Biden reafirmou que a decisão foi baseada em informações de inteligência e que todos os esforços foram feitos para evitar vítimas civis.
Retaliação do Hezbollah
O grupo terrorista Hezbollah prometeu uma dura retaliação ao ataque e a tensão na região continua elevada. Biden informou que as forças americanas estão em alerta máximo e prontas para qualquer possível ato de vingança do grupo.