BC aponta que mais de 15 milhões de brasileiros estavam em situação de dívidas de risco em 2023
De acordo com o último relatório divulgado pelo Banco Central (BC), mais de 15 milhões de brasileiros estavam em situação de endividamento de risco no ano de 2023. Esses dados indicam que cerca de 30% da população adulta do país enfrentava dificuldades financeiras devido a empréstimos, cartões de crédito e outras formas de financiamento.
O relatório do BC apontou ainda que a maioria das dívidas em situação de risco é proveniente de financiamentos bancários, seguidos por cartões de crédito e empréstimos pessoais. E muitos desses endividados estão com pelo menos 50% da sua renda comprometida com o pagamento de dívidas.
Segundo a pesquisa, os principais motivos para o endividamento de risco foram a facilidade de acesso ao crédito, aumento do desemprego e falta de educação financeira por parte dos brasileiros. Além disso, a pandemia de COVID-19 também teve um impacto significativo nas finanças dos brasileiros, com muitas pessoas perdendo seus empregos e enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas.
Para evitar o endividamento de risco, especialistas recomendam que as pessoas tenham controle sobre seus gastos e busquem formas de economizar e investir, além de terem cautela ao contratar empréstimos e cartões de crédito. Além disso, é importante buscar orientação financeira e educar-se sobre o assunto.
Fonte: G1 – Economia