Brasil tem mais de 15 milhões de endividados de risco, aponta BC
O relatório divulgado pelo Banco Central (BC) aponta que o Brasil registrou, em 2023, mais de 15 milhões de pessoas com dívidas consideradas de risco. Segundo o órgão, o número é reflexo da crise econômica que o país enfrentou nos últimos anos.
O BC destaca que as dívidas de risco são aquelas que possuem alta probabilidade de não serem pagas, seja pelo alto valor ou pelas condições financeiras dos devedores. O relatório aponta que, dentre as pessoas endividadas, cerca de 36,5% possuem uma ou mais dívidas com atraso superior a 90 dias.
O cenário é ainda mais preocupante quando se trata de dívidas bancárias, que representam 50,6% do total de endividados de risco. As dívidas com cartão de crédito também ocupam uma parcela significativa, com 21,3%. O restante é composto por financiamentos, empréstimos pessoais e outras modalidades.
Segundo o BC, é importante que as pessoas busquem manter suas finanças em dia e não contraiam dívidas que ultrapassem suas condições de pagamento. O órgão também orienta que os consumidores busquem renegociar suas dívidas e adotem medidas de controle financeiro para evitar o endividamento de risco.
Fonte: G1.