O Banco Central divulgou um comunicado anunciando o vazamento de informações de mais de 53 mil chaves PIX pertencentes à empresa de pagamentos Qesh.
De acordo com o BC, o vazamento ocorreu através de uma falha no sistema de segurança da instituição, comprometendo dados sensíveis dos usuários e causando preocupação em relação à privacidade e segurança dos mesmos.
No comunicado, o Banco Central também ressaltou que está investigando o caso e tomando todas as medidas necessárias para evitar que novos vazamentos aconteçam. Além disso, recomenda que os usuários da Qesh fiquem atentos a possíveis fraudes e phishing scams, que podem ser utilizados pelos hackers para obter acesso a contas e informações pessoais.
Essa não é a primeira vez que a segurança do sistema PIX é comprometida. Em julho deste ano, mais de 200 mil chaves PIX foram expostas em um vazamento similar, também através de uma falha no sistema de segurança de uma empresa de pagamentos.
É importante que as empresas que lidam com informações sensíveis dos usuários, como é o caso das empresas de pagamentos, invistam em tecnologias robustas e eficazes de segurança de dados. Além disso, é fundamental que os usuários estejam cientes dos riscos e redobrem a atenção na hora de compartilhar informações pessoais e realizar transações online.
Fonte:
G1.