O Banco Central considera a possibilidade de realizar o primeiro aumento da taxa de juros nesta quarta-feira, durante o terceiro mandato do presidente Lula. A decisão será tomada na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A reunião ocorrerá em meio a uma série de mudanças na política econômica brasileira, incluindo a escolha do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a esperada aprovação da reforma da Previdência.
A possível elevação dos juros vem em um contexto de aumento da inflação, que encerrou o ano de 2018 em 3,75%, acima da meta estabelecida pelo Governo Federal. Além disso, a manutenção dos juros em patamares baixos desde 2017 tem sido questionada por analistas, que apontam para a necessidade de equilíbrio fiscal e controle da inflação.
Caso o aumento seja efetivado, será a primeira mudança na taxa de juros desde março de 2013, durante o segundo mandato de Dilma Rousseff. A decisão também será acompanhada de perto pelo mercado financeiro, que deve reagir de acordo com o posicionamento do Copom.
Fonte: G1.