Técnicos apuram ocorrência de piloto que se isolou e impediu a entrada do co-piloto na cabine durante trajeto aéreo
Autoridades responsáveis estão em processo de investigação após ser reportado um incidente envolvendo um piloto que trancou a porta da cabine e restringiu o acesso do co-piloto durante um voo em progresso. O caso ocorreu recentemente em uma rota de aviação.
As autoridades informaram que o piloto voava sozinho quando, de forma inesperada, atrelou a porta da cabine insistindo em ficar isolado. O avião, retroativamente, não teve restrito o seu controle e o piloto foi retirado de sua função enquanto a aeronave estava comandada pelo co-piloto em seu lugar.
Causa do incidente em investigação
Ao final do voo, o experienciado piloto foi submetido a uma avaliação médica para averiguação da possível causa do comportamento adotado, conforme foi assumido pelas autoridades.
A companhia aérea se pronunciou por meio de uma nota que deve prestar todos os esclarecimentos necessários e que colaborará com a investigação conduzida pelas autoridades em exercício.
Companheirismo entre pilotos é necessário durante a maior parte do trajeto
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, é obrigatório que os pilotos estejam acompanhados entre si durante longos percursos, apesar de que, em algumas situações, pode ser necessário que os pilotos permaneçam sozinhos nas suas respectivas cabines. A partir deste episódio, no entanto, entender se houve finalidade suficiente para o piloto que decidiu se trancar em sua cabine constituirá a razão principal da investigação.
Fonte: G1